quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Microbiologia


1. Macromorfologia dos FUNGOS
1º ano do ensino médio
Para trabalhar esse assunto podemos desenvolver uma prática muito simples que nos proporcionará a observação de diferentes macromorfologias dos fungos e que sem dúvida dará suporte a abordagem teórica sobre a presença de diferentes espécies de fungos que fazem parte do meio em que vivemos.
A prática consiste em:
  •  Abrir placas de petri com meio de cultura ( agar nutriente ), por alguns minutos no ambiente que se pretende fazer a coleta. Tempo sugerido 1 minuto. E deixar reservado num lugar com temperatura ambiente e pouca luz por 4 dias.

  • Não tendo a disponibilidade desse material podemos usar frutas, como por exemplo, a laranja ou vasilhas de plástico transparente com mingau de trigo ou de arroz, esse material deve ser guardado num lugar com temperatura ambiente e pouca luz, por 4 dias. 
Placas de petri com micélios de diferentes fungos:  



Após esse processo os alunos irão observar e serão levantados questionamentos sobre o conteúdo abordado.



2. ciclo reprodutivo dos vírus
Para esta aula podemos fazer uma abordagem teórica com uso de imagens que será fundamental para apoiar o conteúdo e uma prática. Na parte teórica apresente-se o ciclo reprodutivo dos vírus com auxilio de imagens, após a introdução do assunto, aplica-se a pratica.
A prática consiste em:
  • Distribuir pequenas placas de isopor contendo imagens do ciclo reprodutivo dos vírus, a partir dessas placas os alunos deverão montar sobre um painel isopor de 1,00m x 0,90m o ciclo reprodutivo dos vírus.
  • Para essa atividade a turma deverá ser dividida em grupos de 3 a 6 pessoas e cada grupo terá o tempo de 5 minutos para realizar a tarefa.
  • Ao final da atividade o professor ira observar se os alunos montarão o ciclo corretamente e levantar questões sobre o assunto.

Abaixo estão algumas referencias que poderão ser usadas para a elaboração da aula.
Barros, Carlos, 1934 – Os seres vivos: livro do professor/Carlos Barros, Wilson Roberto Paulino – Ed. Totalmente reform. – São Paulo: Ática, 1997.
Canto, Eduardo Leite do. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano. 3ª Ed – São Paulo: Moderna, 2009.
Geraldo, Antonio Carlos Hidalgo. Didática de ciências naturais na perspectiva histórico-crítica/ Antônio Carlos Hidalgo Geraldo – Campinas, SP: autores associados, 2009. – (Coleção formação de professores)
Links de imagens sugeridas.


3. bactérias gram positivas e negativas

Para esta aula podemos desenvolver uma abordagem teórica e prática. Para parte teórica podemos utilizar recursos visuais para a identificação e reconhecimento das bactérias. O Uso de imagens será fundamental para apoiar o conteúdo, sendo as imagens de suma importância para a percepção da morfologia e características das bactérias.
Por se tratar de uma prática muito fácil e rápida é interessante que essa aula seja desenvolvida em um laboratório. No link a seguir encontraremos instruções e a lista dos materiais necessários para conduzir esta prática.
Nos sites abaixo poderemos encontrar imagens e diagramas que poderão ser usados como base para formulação da aula a ser ministrada.
Relatório de aula prática – Teste de gram
Características da citologia  bacteriana
http://www.forp.usp.br/restauradora/calcio/citolog.htm


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