quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Botânica

1. Seleção natural de Darwin

7º ano
Trabalhar com este assunto e um pouco complicado devido à complexidade do conteúdo. Mas o professor pode usar de artifícios para tornar a aula mais dinâmica e de fácil compreensão.  Nesta aula podemos desenvolver uma dinâmica com grãos  e alguns utensílios  que poderão representar bicos de diferentes espécies de aves.
Grãos 

Utensílios 


A dinâmica se desenvolve da seguinte forma:
v  Serão formados grupos com 4 alunos, cada aluno recebera um dos utensílios.
v  O grupo recebera um recipiente com os grãos
v  Cada aluno terá que retirar do recipiente o máximo possível de grão num tempo determinado pelo professor, usando apenas o utensílio.
v  Ao termino do tempo estipulado será observada a quantidade e a forma do grão coletado com determinado utensílio.
Ao final da dinâmica o professor poderá fazer uma relação dos alimentos com a forma do bico e em quais tipos de ambientes estes seriam favorecidos ou desfavorecidos.

 Links acessados:
http://janunes.blogspot.com/2008/01/prendedor-de-roupa-em-3d.html




2. Germinação

6º ano , 5ª serie ensino fundamental

Esta aula poderá ser desenvolvida com uma prática de germinação do feijão, para isso, é necessário que se trabalhe com diferentes materiais para observar a germinação (clique aqui).  Podemos trabalhar com: algodão úmido, copinhos com terra, e copinhos com areia. A sala pode ser dividida em grupos, cada grupo ficará responsável por um material. Neste material será plantado feijão e a germinação será observada pelos alunos. 



O uso desta prática será fundamental para apoiar o conteúdo, com ela o aluno poderá observar quais as melhores condições para a germinação e o que pode favorecer ou desfavorecer o crescimento do mesmo.


Link acessado:
http://www.youtube.com/watch?v=c530SSr1gYI&feature=related


3.  Classificação de algas

Entregar uma folha A4 para os alunos construírem uma árvore genealógica da família desde os avós, apontando uma característica que todos ou a maioria compartilha, após isso pedir para que alguns digam as características da família .
Aproveite esse momento para explicar o sistema de classificação das algas, quais critérios são usados e quais as vantagens e desvantagens de cada um. É interessante que a explicação seja baseada na história da ciência.  
Recurso virtual:

Nesse site iram encontrar informações interessantes sobre as algas.

Na pagina clique em zoologia=>protista=>algas(terão passos de 1 a 9 que abordaram o assunto ao termino desses entrar em classificação que tem 2 passos).



 
3. Fotossíntese 1

1º ensino técnico floresta

Para esta aula podemos fazer uma abordagem teórica  usando recursos virtuais para a identificação e reconhecimento das partes que compõem o processo.

Faz-se a introdução do assunto, tendo como suporte imagens e animações das partes do processo, essas imagens e vídeos poderão ser extraídas dos links abaixo.

Site com informação e imagens de componentes do processo de fotossíntese

Informações sobre o sequestro de carbono.

Vídeo sobre a fotossíntese parte I, duração 9:12 minutos




Vídeo sobre a fotossíntese parte II, duração 10 minutos

Sequestro de carbono, vídeo com 5:29 minutos de duração 1/3

Sequestro de carbono, vídeo com 5:29 minutos de duração 2/3


Sequestro de carbono- o valor da floresta, vídeo com 9:33 minutos de duração 3/3
 

Bibliografia:

 
Paulino, Wilson Roberto; Biologia, 2005. 1° edição. São Paulo. Editora ática. Capitulo14 Fotossíntese, hormônios, movimentos, fotoperiodismo.

Links acessados:
http://www.youtube.com/watch?v=xHLEh5nWdqQ&feature=related




4. Fotossíntese 2



6ª ano
Para está aula podemos fazer uma abordagem teórica usando recursos virtuais, para a identificação e reconhecimento das partes que compõem o processo. Será interessante conceituar as partes que compõem o processo de fotossíntese, usando uma linguagem lúdica e exemplos de fácil compreensão dos alunos.
Vídeo fotossíntese:




Link acessado:



5. Transporte de água nos vegetais superiores
2º ano do ensino médio
Para está aula podemos fazer uma abordagem teórica usando recursos virtuais (clique aqui), e para uma melhor visualização das estruturas podemos apresentar uma maquete representando o tronco de uma árvore com seus vasos de condução (xilema e floema). 
Para montar a maquete usaremos os seguintes materiais:
  • Uma placa de isopor de 5cm 
  • Estilete 
  • Tinta guache 
  • pincel 
Usaremos a imagem a seguir como exemplo para produção da maquete.



Link acessado:


6. Ciclo Reprodutivo das Pteridófitas
Ensino médio
O ciclo reprodutivo das pteridófitas é um assunto muito simples de ser trabalhado, com um pouco de criatividade podemos tornar a aula interessante e de fácil compreensão para os alunos.
Para está aula podemos usar recursos virtuais como imagens e vídeos para dar suporte à abordagem teórica, além disso, podemos usar como recurso concreto exemplares de plantas e até mesmo uma dinâmica, a qual além do aluno poder vivenciar o conteúdo apresentado poderá ser usado como avaliação.
Exemplares
Aqui podemos apresentar vários exemplares de plantas que mostram desde a folha jovem até a folha com soros.

Dinâmica:
  • Dividir a sala em grupos, cada grupo poderá ter de 5 a 7 alunos;
  • Cada grupo terá que representar o ciclo reprodutivo das pteridófitas, ou seja, cada aluno terá que representar um componente do ciclo e falar o que ele representa naquele processo.  


Links acessados:

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