terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ecologia

1.    Água – Ambiente Físico

5ª série

Para fazer a introdução sobre o assunto água, podemos usar como recurso concreto os seguintes materiais :

Copo descartável






















Água potável
 



















É uma ficha para anotações Clique aqui  .
A turma pode ser dividida em duplas, cada dupla receberá um copo com água e uma ficha para anotações, nesta ficha será anotada as características da água observadas pelos alunos, tais como cor, odor e sabor.



2.  Efeito Guilda

Ensino médio (3º ano)
 

Para este assunto podemos fazer uma introdução com auxílio de slides contendo imagens que permita ao aluno entender o conceito aplicado.
Podemos usar como recurso virtual, por exemplo, imagens de diferentes espécies de rola bosta que competem por um mesmo recurso, porém usam estratégias diferentes, ou seja, cada grupo possui uma característica morfológica que os permite se especializar em uma determinada forma de captura/obtenção do recurso.

No recurso concreto pode ser usada uma caixa entomológica com exemplares que apresentem características de fácil visualização, ou seja, que apresente em suas estruturas morfológicas diferenças visíveis entre as espécies estudadas, que possam levar o aluno a compreender o conceito a ser abordado.
A imagem que apresenta as diferentes formas de obtenção de recurso ou efeito guilda  dos rola bosta esta disponível no artigo:

Bernard M. Doube- A functional classification for analysis of structure of dung beetle assemblages, Ecological Entomology, 1990.





3. Cadeia alimentar / Teia alimentar

6º ano

Nessa prática podemos desenvolver uma dinâmica com barbante, para que a aula se torne mais interativa. A prática se desenvolve da seguinte forma:
Ø  Os alunos se espalham na sala de aula, cada aluno irá representar um animal ou um vegetal de um determinado bioma;

Ø  O professor será o mediador da brincadeira, ele irá passar o barbante no dedo indicador do aluno que será escolhido pelo colega, quando a teia estiver montada o professor puxará o barbante apertando assim os dedos dos alunos, nesse momento o professor irá alerta os alunos sobre os efeitos que podem prejudicar a fauna e a flora do bioma escolhido;

Ø  Em seguida irá retirar alguns alunos e a partir daí mostrar que quando alguns animais ou vegetais são extintos os outros poderão sofrer os efeitos.
Ø  Outra dinâmica que pode ser aplicada para este assunto se desenvolve da seguinte forma:
Ø  Os alunos serão divididos em grupos, 4 alunos representarão coelhos, 3 alunos representarão predadores dos coelho (exemplo lobo Guará)  e o restante serão gramíneas e arbustos.
Ø  Os alunos que representam as gramíneas e arbustos irão formar uma roda e dentro da roda ficarão os coelhos e predadores. Com um apito o mediador dá inicio a dinâmica.
Ø  Os alunos que representam os predadores ao tocarem nos alunos que representam as presas irão transformá-los em predadores e as presas (coelhos) ao tocarem nos alunos que representam gramíneas e arbustos se transformarão em presas; Exemplo: se o “coelho” tocar gramínea, ela se transformará em coelho, ou seja, a idéia é que quando o predador se alimenta da presa essa fornece energia para que o predador se reproduza, logo a gramínea predada voltará para o próximo ciclo da brincadeira como coelho.
Ø  Para não serem predados os alunos que representam presas (gramíneas, arbustos e coelhos) terão que se abaixar, mas não poderão ficar o tempo todo abaixado;
Ø  O professor será o mediador e com auxilio de um apito dará inicio ao ciclo e o pausará quantas vezes achar necessário.





4. Comportamento e estratégia para obtenção de energia (plantas carnívoras)

3º ano ensino médio

Para está aula podemos desenvolver uma abordagem teórica usando como suporte recursos visuais como imagens  e vídeos. O Uso desses recursos será fundamental para apoiar o conteúdo, sendo as imagens e vídeos de suma importância para a percepção do comportamento e estratégias usadas pelas plantas carnívoras na obtenção de alimentos.

Nos links a seguir encontraremos vídeos e imagens que poderão ser usados nas aulas.



Este vídeo apresenta imagens do brotamento e desenvolvimento de diferentes espécies de  plantas carnívoras e captura de presas.


Documentário sobre plantas carnívoras (vídeo em inglês), The Private Life Of Plants.






Imagens de plantas carnívoras


5. Ciclo da água
6º ou 7º ano do Ensino Fundamental

Para sair da rotina da sala e tornar este assunto mais interessante e até mesmo mais dinâmico para os alunos, o professor pode desenvolver este conteúdo usando um recurso virtual, para isso será necessário ter disponível uma sala de informática com pelo menos um computador para cada dupla e com acesso a internet.
O programa apresenta animações e atividades com uma linguagem simples e lúdica que podem facilitar a aprendizagem do aluno.  No entanto ele também apresenta erros conceituais como: a imprescindibilidade das plantas para o ciclo da água. Por isso é imprescindível o acompanhamento do professor nessa atividade. A cada passo o professor pode levantar questionamentos e fazer observações que serão visualizadas através das animações pelos alunos, tornando assim a aula mais dinâmica.
As orientações gerais de como executar as atividades são dadas nos primeiros passos, consistindo em clicar em determinados itens para obter mais informações, responder o questionário sobre o tema abordado ou passar para próxima atividade.
O programa esta disponível no endereço eletrônico:


No site do Banco Internacional de Objetos Educacionais, o professor poderá encontrar vários vídeos, imagens, animações e áudios que poderão ser usadas como suporte para a formulação de suas aulas.



6. Reciclagem

9º ano

Este e um assunto bem interessante de se trabalhar com práticas e com recursos visuais. Há várias práticas que podem ser desenvolvidas em sala de aula, além de incentivar o aluno a cuidar melhor do que ele considera lixo, também pode se tornar fonte de renda.

O vídeo mostra os ingredientes e o passo a passo para a fabricação de sabão.


O vídeo mostra passo a passo da produção de um cachorro a partir da caixa de leite.




Link dos vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=H3oRKfiEr8k



7. controle de populações (“top down” e “botton up”)
7º Ano
Trabalhar com este assunto e um pouco complicado devido à complexidade do conteúdo. Mas o professor pode usar de artifícios para tornar a aula mais dinâmica e de fácil compreensão. A aula pode ser iniciada com uma abordagem teórica, definindo conceitos de cadeia alimentar, relação presa-predador, controle populacional Top down e Bottom up, sempre explorando recursos virtuais como imagens e vídeos.
Terminando a parte de conceitos, podemos dinamizar o assunto desenvolvendo  atividades em sala.
Nessa atividade serão desenvolvidos dois jogos denominado “Cada um em seu lugar” e “Corre responde”, que seguem da seguinte forma:
1º jogo
  • A sala será dividida em dois grupos: azul e vermelho;
  • Serão distribuídos cartões com figuras (animais, plantas, sol, chuva e homem) e com conceitos de top down e bottom up;
  • As equipes terão 2 minutos para montarem cadeias alimentarem com efeito top down e bottom up;
  • Vence quem terminar primeiro.
2º jogo
  • A sala será dividida em dois grupos: azul e vermelho;
  • Serão distribuídos cartões com várias perguntas sobre cadeia alimentar, predação, preservação, controle top down e controle bottom up;
  • Os cartões serão escolhidos aleatoriamente, feita a pergunta, após o sinal os representantes correm e estoura o balão sentando na cadeira, quem estourar o balão primeiro, responde a pergunta, não respondendo ou  respondendo errado, a pergunta passa para a outra equipe.
  • Vence quem acertar mais perguntas.
Ao final das atividades somaremos os pontos e quem vencer ganha um prêmio.

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