sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Arte de Ensinar Biologia

Não é  objetivo do blog formular ou desenvolver conceitos sobre os assuntos abordados, mas sim, apontar maneiras para que o professor possa montar ou até mesmo desenvolver uma aula mais interativa, que consiga despertar o interesse dos alunos para o conteúdo a ser abordado.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Botânica

1. Seleção natural de Darwin

7º ano
Trabalhar com este assunto e um pouco complicado devido à complexidade do conteúdo. Mas o professor pode usar de artifícios para tornar a aula mais dinâmica e de fácil compreensão.  Nesta aula podemos desenvolver uma dinâmica com grãos  e alguns utensílios  que poderão representar bicos de diferentes espécies de aves.
Grãos 

Utensílios 


A dinâmica se desenvolve da seguinte forma:
v  Serão formados grupos com 4 alunos, cada aluno recebera um dos utensílios.
v  O grupo recebera um recipiente com os grãos
v  Cada aluno terá que retirar do recipiente o máximo possível de grão num tempo determinado pelo professor, usando apenas o utensílio.
v  Ao termino do tempo estipulado será observada a quantidade e a forma do grão coletado com determinado utensílio.
Ao final da dinâmica o professor poderá fazer uma relação dos alimentos com a forma do bico e em quais tipos de ambientes estes seriam favorecidos ou desfavorecidos.

 Links acessados:
http://janunes.blogspot.com/2008/01/prendedor-de-roupa-em-3d.html




2. Germinação

6º ano , 5ª serie ensino fundamental

Esta aula poderá ser desenvolvida com uma prática de germinação do feijão, para isso, é necessário que se trabalhe com diferentes materiais para observar a germinação (clique aqui).  Podemos trabalhar com: algodão úmido, copinhos com terra, e copinhos com areia. A sala pode ser dividida em grupos, cada grupo ficará responsável por um material. Neste material será plantado feijão e a germinação será observada pelos alunos. 



O uso desta prática será fundamental para apoiar o conteúdo, com ela o aluno poderá observar quais as melhores condições para a germinação e o que pode favorecer ou desfavorecer o crescimento do mesmo.


Link acessado:
http://www.youtube.com/watch?v=c530SSr1gYI&feature=related


3.  Classificação de algas

Entregar uma folha A4 para os alunos construírem uma árvore genealógica da família desde os avós, apontando uma característica que todos ou a maioria compartilha, após isso pedir para que alguns digam as características da família .
Aproveite esse momento para explicar o sistema de classificação das algas, quais critérios são usados e quais as vantagens e desvantagens de cada um. É interessante que a explicação seja baseada na história da ciência.  
Recurso virtual:

Nesse site iram encontrar informações interessantes sobre as algas.

Na pagina clique em zoologia=>protista=>algas(terão passos de 1 a 9 que abordaram o assunto ao termino desses entrar em classificação que tem 2 passos).



 
3. Fotossíntese 1

1º ensino técnico floresta

Para esta aula podemos fazer uma abordagem teórica  usando recursos virtuais para a identificação e reconhecimento das partes que compõem o processo.

Faz-se a introdução do assunto, tendo como suporte imagens e animações das partes do processo, essas imagens e vídeos poderão ser extraídas dos links abaixo.

Site com informação e imagens de componentes do processo de fotossíntese

Informações sobre o sequestro de carbono.

Vídeo sobre a fotossíntese parte I, duração 9:12 minutos




Vídeo sobre a fotossíntese parte II, duração 10 minutos

Sequestro de carbono, vídeo com 5:29 minutos de duração 1/3

Sequestro de carbono, vídeo com 5:29 minutos de duração 2/3


Sequestro de carbono- o valor da floresta, vídeo com 9:33 minutos de duração 3/3
 

Bibliografia:

 
Paulino, Wilson Roberto; Biologia, 2005. 1° edição. São Paulo. Editora ática. Capitulo14 Fotossíntese, hormônios, movimentos, fotoperiodismo.

Links acessados:
http://www.youtube.com/watch?v=xHLEh5nWdqQ&feature=related




4. Fotossíntese 2



6ª ano
Para está aula podemos fazer uma abordagem teórica usando recursos virtuais, para a identificação e reconhecimento das partes que compõem o processo. Será interessante conceituar as partes que compõem o processo de fotossíntese, usando uma linguagem lúdica e exemplos de fácil compreensão dos alunos.
Vídeo fotossíntese:




Link acessado:



5. Transporte de água nos vegetais superiores
2º ano do ensino médio
Para está aula podemos fazer uma abordagem teórica usando recursos virtuais (clique aqui), e para uma melhor visualização das estruturas podemos apresentar uma maquete representando o tronco de uma árvore com seus vasos de condução (xilema e floema). 
Para montar a maquete usaremos os seguintes materiais:
  • Uma placa de isopor de 5cm 
  • Estilete 
  • Tinta guache 
  • pincel 
Usaremos a imagem a seguir como exemplo para produção da maquete.



Link acessado:


6. Ciclo Reprodutivo das Pteridófitas
Ensino médio
O ciclo reprodutivo das pteridófitas é um assunto muito simples de ser trabalhado, com um pouco de criatividade podemos tornar a aula interessante e de fácil compreensão para os alunos.
Para está aula podemos usar recursos virtuais como imagens e vídeos para dar suporte à abordagem teórica, além disso, podemos usar como recurso concreto exemplares de plantas e até mesmo uma dinâmica, a qual além do aluno poder vivenciar o conteúdo apresentado poderá ser usado como avaliação.
Exemplares
Aqui podemos apresentar vários exemplares de plantas que mostram desde a folha jovem até a folha com soros.

Dinâmica:
  • Dividir a sala em grupos, cada grupo poderá ter de 5 a 7 alunos;
  • Cada grupo terá que representar o ciclo reprodutivo das pteridófitas, ou seja, cada aluno terá que representar um componente do ciclo e falar o que ele representa naquele processo.  


Links acessados:

Microbiologia


1. Macromorfologia dos FUNGOS
1º ano do ensino médio
Para trabalhar esse assunto podemos desenvolver uma prática muito simples que nos proporcionará a observação de diferentes macromorfologias dos fungos e que sem dúvida dará suporte a abordagem teórica sobre a presença de diferentes espécies de fungos que fazem parte do meio em que vivemos.
A prática consiste em:
  •  Abrir placas de petri com meio de cultura ( agar nutriente ), por alguns minutos no ambiente que se pretende fazer a coleta. Tempo sugerido 1 minuto. E deixar reservado num lugar com temperatura ambiente e pouca luz por 4 dias.

  • Não tendo a disponibilidade desse material podemos usar frutas, como por exemplo, a laranja ou vasilhas de plástico transparente com mingau de trigo ou de arroz, esse material deve ser guardado num lugar com temperatura ambiente e pouca luz, por 4 dias. 
Placas de petri com micélios de diferentes fungos:  



Após esse processo os alunos irão observar e serão levantados questionamentos sobre o conteúdo abordado.



2. ciclo reprodutivo dos vírus
Para esta aula podemos fazer uma abordagem teórica com uso de imagens que será fundamental para apoiar o conteúdo e uma prática. Na parte teórica apresente-se o ciclo reprodutivo dos vírus com auxilio de imagens, após a introdução do assunto, aplica-se a pratica.
A prática consiste em:
  • Distribuir pequenas placas de isopor contendo imagens do ciclo reprodutivo dos vírus, a partir dessas placas os alunos deverão montar sobre um painel isopor de 1,00m x 0,90m o ciclo reprodutivo dos vírus.
  • Para essa atividade a turma deverá ser dividida em grupos de 3 a 6 pessoas e cada grupo terá o tempo de 5 minutos para realizar a tarefa.
  • Ao final da atividade o professor ira observar se os alunos montarão o ciclo corretamente e levantar questões sobre o assunto.

Abaixo estão algumas referencias que poderão ser usadas para a elaboração da aula.
Barros, Carlos, 1934 – Os seres vivos: livro do professor/Carlos Barros, Wilson Roberto Paulino – Ed. Totalmente reform. – São Paulo: Ática, 1997.
Canto, Eduardo Leite do. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano. 3ª Ed – São Paulo: Moderna, 2009.
Geraldo, Antonio Carlos Hidalgo. Didática de ciências naturais na perspectiva histórico-crítica/ Antônio Carlos Hidalgo Geraldo – Campinas, SP: autores associados, 2009. – (Coleção formação de professores)
Links de imagens sugeridas.


3. bactérias gram positivas e negativas

Para esta aula podemos desenvolver uma abordagem teórica e prática. Para parte teórica podemos utilizar recursos visuais para a identificação e reconhecimento das bactérias. O Uso de imagens será fundamental para apoiar o conteúdo, sendo as imagens de suma importância para a percepção da morfologia e características das bactérias.
Por se tratar de uma prática muito fácil e rápida é interessante que essa aula seja desenvolvida em um laboratório. No link a seguir encontraremos instruções e a lista dos materiais necessários para conduzir esta prática.
Nos sites abaixo poderemos encontrar imagens e diagramas que poderão ser usados como base para formulação da aula a ser ministrada.
Relatório de aula prática – Teste de gram
Características da citologia  bacteriana
http://www.forp.usp.br/restauradora/calcio/citolog.htm